Este trabalho foi apresentado como projeto de conclusão de curso da especialização em Design Gráfico do centroo universitátio Senac, unidade de São josé dos Campo-SP. Busca compreender e apresentar de maneira concreta, os elementos presentes no branding desportivo e suas relaçoes com a paixão pelo futebol. Apresenta-se um panorama macro da situação de times de renome demonstrando-se como estes superaram dificuldades, e se posicionaram nacional e internacionalmente. Para tanto, é indispensável o entendimento das metodologias de gestão de marca e como estas foram aplicadas dentro da realidade dos clubes. Todo o processo de pesquisa e analise tem como intuito a busca pela ativação de uma nova identidade visual, haja vista a mesma ser a representação de um ideal, um produto ou serviço, precedido pelo cliente potencial. Pretende-se com o estudo apresentado, não somente recuperar a reputação do clube, mas reacender a paixão pelo azul, amarelo e branco da Águia do Vale.
Referências históricas
O São José Esporte Clube já fez várias fusões ao longo de seus 74 anos de vida, e a cada uma delas, novos símbolo, cores e elementos foram inseridos e retirados de suas representações. Em 1976 o clube passou a utilizar o atual nome, antes disso o Esporte Clube São José ainda era chamado de “Formigão do Vale”, devido a quantidade enorme de formigas do tipo “içá” que voavam pela cidade. Para o novo momento, o São José trocou de nome, de cores (antes era preto e branco) e de mascote. A Águia foi escolhida para representar o clube do Vale do Paraíba pelo valor simbólico de força e garra.Durante todas essas décadas muitos foram os símbolos utilizados tanto em seus uniformes oficiais, quanto em souvenirs e até mesmo introduzidos pelos torcedores, em busca de representações mais eficazes da paixão pelo time joseense.
Apesar de quase 70% dos entrevistados reconhecerem as cores utilizadas como identidade do clube, nehum deles soube afirmar os reais significados e todos, sem exceções, vincularam os mesmo, exclusivamente a bandeira do munícipio. Em relação aos símbolos a situação é ainda mais grave. Mais de 80% dos tocedores não os reconhecem e não conseguem vinculá-los ao time de futebol. Quando o reconhecimento é feito, mais uma vez, ele se dá em relação a atributos relativos apenas a cidade de São José dos Campos.
Para iniciar o projeto da nova identidade, mais uma vez, recorre-se a pesquisa para entender quais são os símbolos, utilizados ou não na identidade atual, e se são reconhecidos e representativos para o torcedor do São José Esporte Clube. Duas questões foram levantadas junto aos entrevistados. Uma enumera os símbolos em grau de importância relativos ao clube especificamente e outra aborda a mesma metodologia, porém associando símbolos à cidade de São José dos Campos.
Processo de construção
Toda a informação coletada precisa ser organizada de maneira que oriente e coordene o desenvolvimento da identidade visual. Inicialmente foi aplicado o conteúdo da pesquisa, que aborda os principais acontecimentos históricos do São José Esporte Clube, segundo os torcedores, o mapa mental. Juntamente com esses fatos históricos foram alinhadas expressões e palavras chaves ligadas ao time, ao universo do futebol e também, aos valores do joseense.
Toda a informação coletada precisa ser organizada de maneira que oriente e coordene o desenvolvimento da identidade visual. Inicialmente foi aplicado o conteúdo da pesquisa, que aborda os principais acontecimentos históricos do São José Esporte Clube, segundo os torcedores, o mapa mental. Juntamente com esses fatos históricos foram alinhadas expressões e palavras chaves ligadas ao time, ao universo do futebol e também, aos valores do joseense.
Assim como o Mapa Mental o Painel Semântico organiza as informações capitadas no processo de pesquisa de modo sistemático para auxiliar o desenvolvimento da fase criativa do projeto. A grande diferença entre as duas ferramentas é que o painel é construído exclusivamente com imagens, relacionadas aos elementos conceituais abordados no Mapa Mental. A flexibilidade do painel também permite que sejam agrupados a esses conceitos e insights visuais que já começam a atribuir formas aos possíveis elementos gráficos da nova identidade.
Durante o processo criativo foram testadas várias formas que unificassem os pricipais símbolos identificados: A referência à bandeira da cidade, à Águia que traduz toda tradição do clube e a forma circular, representando o centro da atenção no futebol, a bola.
Outra preocupação era a simplificação de tais elementos, buscando respeitar princípios básicos do design como legibilidade, adaptabilidade e reprodutividade.
Após a exaustiva procura por essa unificação, o processo foi levado às ferramentas gráficas para o refinamento e padronização das formas, evitando problemas de distorções encontrados nos símbolos anteriores.
Conceito da identidade visual
Finalizando o processo de construção da nova identidade visual segue uma análise de cada elemento sintetizado na composição, como se encaixam e como representam a união citada anteriormente como essencial para reformulação do time como marca. Vale salientar ainda que, segundo a pesquisa, mais de 40% dos torcedores tem ressalvas em relação a mudança no escuto do time, o principal elemento visual a ser explorado. Portanto, a primeira análise é feita em relação a presença desses elementos na identidade.
A roda dentada e as estrelas foram mantidas, bem como a forma circular. Esses elementos fazem alusão direta a bandeira da cidade e ao símbolo anterior. Na nova identidade as estrelas, representação dos dois distritos (Eugênio de Melo e São Francisco Xavier) e da cidade, são ditribuídas mais simetricamente e a roda dentada recebe um corte, criando a sensação da cidade como espectadora do que acontece em campo.
A grande novidade da identidade é a inserção da Águia ao escudo. De maneira sutil, a cabeça da águia toma o lugar da listra branca, porém, mantém a ideia do curso do Rio Paraíba e ainda faz referência a aerodinâmica dos aviões. Elemento que entra como agregador cultural do joeesense, traduzindo em poucos traços o rio que divide a cidade, a paixão pelo futebol e o orgulho de ser a grande pátria da aeronáutica do país.
O resultado, a nova identidade, será desmenbrado em seus conceitos e elemtentos no próximo capítulo. No entanto, sua composição final deixa clara as melhorias em relação a simetria, o sucesso na inserção de elementos da tradição do time, sem descaracterizar totamente o brasão anterior, e, sobretudo, a diferenciação e personalidade pretendida entre os outros desportos da cidade.
Projeto completo
issuu.com/Lucaz/docs/senac_brandingesporteclube?e=1064571/5255525
Construção e Aplicações
Brand Book
issuu.com/Lucaz/docs/aquia_bb?e=1064571/5255867